Resgatados 310 imigrantes abandonados por traficantes em deserto do Sudão
Cartum, 30 abr (EFE).- Pelo menos 310 imigrantes foram resgatados com vida nesta quarta-feira no deserto do Sudão após serem abandonados por traficantes e nove corpos foram recuperados em uma operação conjunta com a Líbia, informou o porta-voz oficial das Forças Armadas em Cartum, Sauarmi Khaled Said.
Os imigrantes foram resgatados da fronteira entre Sudão e Líbia, mas nove deles morreram após serem abandonados por seus traficantes quando se dirigiam à Líbia, segundo um comunicado de Khaled Said.
Os resgatados com vida foram levados pelas autoridades à estação de Korb al Taum, onde receberam a assistência necessária, embora Said tenha advertido que sua saúde “está deteriorada”.
A nota acrescentou que “estão sendo transferidos à cidade de Dengola”, ao oeste de Cartum, para serem entregues às autoridades competentes.
Em 2012, a Líbia ameaçou bombardear qualquer pessoa que entre no país de maneira irregular através das fronteiras do sul, com o objetivo de combater a imigração clandestina.
Centenas de imigrantes procedentes de Somália, Eritréia, Nigéria e Sudão tentam chegar à Europa através do Mediterrâneo, cruzando clandestinamente pelos países de passagem, como Líbia e Egito. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.