Revista diz que Mujica entregou a Castro mensagem de Obama em prol de diálogo

  • Por Agencia EFE
  • 19/06/2014 14h17

Montevidéu, 19 jun (EFE).- O presidente do Uruguai, José Mujica, transmitiu no fim de semana passado a seu colega cubano, Raúl Castro, uma mensagem do líder dos EUA, Barack Obama, na qual mostra sua vontade de dialogar para resolver, entre outras questões, o embargo comercial a Cuba, informou nesta quinta-feira um meio de comunicação uruguaio.

Segundo uma extensa nota publicada na revista “Busca”, reconhecida por ter acesso a fontes muito próximas ao governo, a mensagem de Obama foi transmitida por Mujica a Castro durante um encontro no dia 14 de junho em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), à margem da Cúpula do Grupo dos 77 mais China.

A mensagem de Obama para o líder cubano falava da disposição do governo dos EUA de chegar a “um acordo” com Cuba para, entre outras coisas, suspender o embargo comercial que há 54 anos seu país impõe à ilha, diz a publicação.

Citando fontes oficiais, a revista relata que Castro “se mostrou muito interessado pela proposta” e o próprio Mujica saiu do encontro “bastante otimista”.

Segundo assinalaram as mesmas fontes, Mujica encontrou Castro com uma posição “propícia” a uma conversa entre Havana e Washington sob a “condição” de que não haja “imposições” do governo de Obama.

Em maio Mujica, um ex-guerrilheiro tupamaro de 79 anos e um dos líderes mais destacados da esquerda latino-americana, realizou uma visita oficial aos EUA em onde foi recebido com todas as honras pelo presidente Obama e por importantes membros de seu governo.

Ali, Obama reconheceu Mujica como um homem com “uma extraordinária credibilidade em assuntos de democracia e direitos humano” e como “um líder nestes assuntos em todo o hemisfério”.

Foi em dita reunião, segundo a revista “Busca”, quando Obama disse a Mujica que é o momento de chegar a um acordo com Cuba, já que restam apenas dois anos de mandato antes de um novo presidente assumir o cargo.

Há um ano, Mujica viajou também a Havana, onde se reuniu com Raúl e Fidel Castro e, além de tratar o processo de paz na Colômbia entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), falou com eles da possibilidade de uma aproximação com Washington. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.