Rússia exige cessação imediata de ações militares no sudeste da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 17/05/2014 08h54

Moscou/Kiev, 17 mai (EFE).- A Rússia exigiu neste sábado a “cessação imediata das ações militares” que são realizadas por tropas ucranianas contra os rebeldes pró-russos no sudeste do país e denunciou uma nova tentativa de ataque à cidade de Slaviansk, bastião dos insurgentes na região de Donetsk.

“A situação em torno de Slaviansk se agravou na madrugada de 17 de maio. As tropas ucranianas tentaram de novo atacar a cidade com apoio da aviação. O fogo contra infraestruturas civis já é feito com artilharia pesada. Existe um risco real para a vida dos cidadãos pacíficos”, denuncia um comunicado da Chancelaria russa.

O autoproclamado prefeito popular de Slaviansk, Viacheslav Ponomariov, denunciou que as forças ucranianas dispararam na madrugada passada morteiros contra Semionovka e destruíram com ajuda de artilharia uma ponte ferroviária em Andreyevka, ambas localidades nos arredores do bastião pró-russo.

“As ações punitivas contra cidadãos próprios demonstram a hipocrisia das autoridades de Kiev, que mentem ao esgrimir sua suposta disposição a cumprir as cláusulas da Declaração de Genebra de 17 de abril e o roteiro da OSCE”, ressalta a Chancelaria russa.

Moscou manifestou sua surpresa perante a intensificação dos combates no norte da região de Donetsk “precisamente hoje, quando em Kharkiv se celebra a segunda mesa-redonda para buscar uma saída pacífica à crise na Ucrânia”.

“Dá a impressão que as autoproclamadas autoridades ucranianas fazem uso desse fórum para camuflar suas ações agressivas”, conclui a nota da Chancelaria russa.

Segundo testemunhos dos vizinhos de Slaviansk, citados por vários meios de comunicação pró-ucranianos, nos arredores da cidade foram ouvidas durante a madrugada potentes explosões, as mais fortes desde o início da operação antiterrorista, enquanto vários caças sobrevoavam a zona.

Por sua vez, o Ministério da Defesa ucraniano informou hoje que seus soldados controlam a situação em torno da cidade rebelde, rodeada completamente pelas tropas de Kiev desde finais do mês passado de abril.

“Os guerrilheiros continuam empregando táticas de grupos terroristas”, denunciaram os ucranianos, que se queixou que os insurgentes disparam contra os soldados desde as casas residenciais para provocar a resposta dos militares e com isso, vítimas entre a população civil. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.