Santander inaugura no Brasil seu 1º grande centro de dados na América do Sul

  • Por Agencia EFE
  • 23/06/2014 11h35

Campinas (Brasil), 23 jun (EFE).- O Santander Brasil inaugurou nesta segunda-feira em Campinas seu primeiro grande centro de processamento de dados na América do Sul, com um investimento de R$ 1,1 bilhão.

No ato de inauguração, o presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza, destacou que a abertura do Data Center Campinas “é um marco” na história do grupo espanhol no país.

Zabalza ressaltou que desde sua chegada ao Brasil, em 1982, o Santander investiu cerca de US$ 30 bilhões, o que situa o grupo nos últimos 15 anos como o terceiro maior banco privado do país.

“Este Data Center cumpre os mais exigentes critérios internacionais e refletem a enorme confiança e o potencial do Santander no Brasil”, disse o alto executivo.

Para Zabalza, o Data Center de Campinas oferece “as bases tecnológicas” para desempenhar “um grande papel na estratégia de crescimento” e solidificar “as bases de infraestrutura e tecnologia necessárias” para “ter o cliente satisfeito e expandir a base comercial”.

O novo centro precisou de três anos de trabalho para ficar pronto, entre planejamento e execução, e “triplica as instalações físicas para armazenamento (cinco milhões de gigabytes), melhora os sistemas de vigilância e concede mais espaço para ampliar os servidores”, afirmou o executivo.

Além disso, o centro recebeu o certificado Tier IV, o primeiro na América Latina para um banco e o 12º no mundo.

O Data Center Campinas conta com uma subestação de energia com capacidade de gerar 50 mil quilowatts, equivalente para fornecer eletricidade a uma cidade de 200 mil habitantes, além de seis modernas salas de tecnologia da informação.

O centro está instalado em uma área de 800 mil metros quadrados e cada uma das duas centrais ocupam 12 mil metros quadrados, enquanto uma terceira unidade se encontra em fase de expansão. Além disso, o centro tem 128 mil metros de cabos de fibra óptica.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ressaltou durante seu discurso os investimentos feitos para a construção do centro e considerou que o Santander, “como um dos grandes bancos do mundo”, está “fortalecendo” com este projeto sua presença no Brasil.

Alckmin fez referência aos avanços de Campinas em pesquisa universitária e desenvolvimento de infraestrutura de transporte, como o recém modernizado aeroporto de Viracopos, que permitiu descongestionar os de Guarulhos e Congonhas.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, agradeceu a aposta do Santander ao investir e instalar o moderno centro na cidade e destacou o “dinamismo” da segunda metrópole do estado de São Paulo em matéria de qualificação profissional.

Donizette lembrou que o centro de Campinas será o primeiro ao país e na América do Sul do banco Santander, que se soma aos dois existentes na Espanha, um no Reino Unido e um no México. EFE

wgm/cm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.