Santos pede as Farc que acelerem negociações para cessar-fogo definitivo

  • Por Agencia EFE
  • 15/06/2015 15h25
  • BlueSky

Copenhague, 15 jun (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pediu nesta segunda-feira à guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que acelerem as negociações para conseguir um cessar-fogo “bilateral e definitivo”.

Em entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, Santos criticou os últimos ataques das Farc.

“São atos completamente irracionais que debilitam a confiança do povo no processo de paz”, afirmou.

Mas terem mostrado sua vontade de continuar as negociações em Cuba é “um passo na direção correta”, ressaltou o líder colombiano.

Stefan Löfven manifestou o “sólido apoio da Suécia ao esforço valente” às negociações com a guerrilha e ressaltou que seu governo aprovará em breve uma nova estratégia de cooperação com a Colômbia, focada no processo de paz.

O primeiro-ministro assinalou a importância de incluir a igualdade de gênero como um tema central nas conversas e mostrou seu “profundo respeito” pela complexidade do trabalho que é chegar a um acordo que fechamento um conflito de mais de meio século de duração.

A reunião entre Santos e Löfven incluiu também discussões sobre aspectos vinculados com a cooperação multilateral e com o comércio entre dois países, que mantêm relações diplomáticas há 140 anos, detalhe ressaltado pelos dois líderes.

Antes de reunir-se com Löfven, na sede do governo sueco, Santos e a ministra colombiana de Relações Exteriores, María Ángela Holguín, foram recebidos em audiência pelo rei Carl Gustaf XVI no Palácio Real, e em seguida houve um encontro com o presidente do parlamento sueco, Urban Ahlin.

Santos, que chegou a Suécia vindo do Vaticano, encerrará amanhã sua viagem europeia na Noruega com uma agenda que inclui reuniões com o príncipe herdeiro Haakon, o presidente do parlamento, Olemic Thommessen, vários deputados e a primeira- ministra, Erna Solberg.

O presidente colombiano participará com o ministro das Relações Exteriores da Noruega, Børge Brende, da abertura do Oslo Fórum, nos arredores da capital e onde se discutirá a liderança política em processos de paz.

A Noruega é, junto com Cuba, um dos países fiadores das negociações com as Farc, cuja mesa de diálogo ficou formalmente estabelecida em outubro de 2012 em Hurdal, a 80 quilômetros ao norte de Oslo. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.