São Paulo deve ter vacina contra dengue produzida pelo Instituto Butantã

  • Por Jovem Pan
  • 18/11/2014 16h15

A cidade de São Paulo deverá ter vacina contra dengue produzida pelo Instituto Butantã em um prazo de dois anos. A expectativa é que o medicamento esteja disponível para a população na temporada de verão 2016/2017. A vacina possui 85% de eficácia para os quatro tipos da dengue, sendo que para três tipos deles a capacidade de imunização chega a 95%.

O diretor do Instituto Butantã, Jorge Kalil, destacou como está o processo para que a vacina comece a ser produzida em larga escala. “Hoje em dia no mundo existe uma série de etapas que tem que ser vencidas até que a gente utilize. São as chamadas etapas clínicas. Tem três etapas clínicas, nós estamos na segunda etapa clínica, em que nós vemos a eficácia da vacina num grupo restrito de pessoas. (…) Nós temos muita tranquilidade de que essa vacina deverá ser muito boa”, afirmou.

Nesta terça-feira o prefeito Fernando Haddad visitou o Instituto Butantã e anunciou o apoio à produção da vacina contra a dengue. O petista disse ainda qu-e existe uma preocupação maior com a doença para a próxima temporada de verão por causa do avanço dos casos em 2014.

“Nós estamos mais preocupados com a questão do que aconteceu. Se você pegar um mapa da dengue nos últimos anos, você vai ver que o surto da dengue está se aproximando da capital. Chegou a Campinas. Então, nós temos que, efetivamente, estar mais atentos do que nos anos anteriores. Então, se a nós temos aqui um princípio de solução e estamos às vésperas aí de conseguir um resultado excepcional nessa área, eu acho que o peso político aí é importante”, explicou o prefeito.

Na capital paulista foram registrados 27.721 casos de dengue no ano de 2014, sendo que 12 pessoas acabaram morrendo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.