Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra HPV

  • Por Jovem Pan
  • 04/09/2018 13h15
Marcelo Camargo/Agência BrasilA vacina entrou para o calendário de vacinação há cinco anos e a taxa de cobertura vacina nunca passou dos 50% do público-alvo

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (04) uma campanha de vacinação contra o HPV com o objetivo de vacinar 20,5 milhões de crianças e adolescentes no País. A pasta espera vacinar 9,7 milhões de meninas de 9 a 14 anos e 10,8 milhões de meninos de 11 a 14 anos.

A vacina entrou para o calendário de vacinação há cinco anos e a taxa de cobertura vacina nunca passou dos 50% do público-alvo.

Desde o lançamento, quatro milhões de meninas de 9 a 14 anos completaram o esquema de vacinação com as duas doses necessárias. Os meninos da faixa etária citada foram incluídos na vacinação contra o HPV no ano passado.

Desde então, de acordo com o Ministério da Saúde, 2,6 milhões de meninos foram vacinados com a primeira dose, enquanto apenas 911 mil tomaram a segunda.

Em nota, a pasta reforça a importância da segunda dose para a garantia da eficácia da vacina.

O câncer do colo de útero pode ser prevenido com a vacina. Além disso, são mais de 100 tipos de vírus, dos quais 13 de alto risco que podem causar tumores cervicais, câncer de ânus, vulva, vagina e de pênis.