Secretário-geral destaca papel da Unasul na paz regional

  • Por Agencia EFE
  • 11/09/2014 17h45

Caracas, 11 set (EFE).- O novo secretário-geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul), o ex-presidente colombiano Ernesto Samper, afirmou nesta quinta-feira que o “objetivo” do bloco é manter a região “como uma zona de paz” e destacou o apoio que a organização pode dar às conversas para solucionar o conflito na Colômbia.

“O objetivo da Unasul é preservar a região como uma zona de paz”, disse o ex-presidente colombiano no ato em que assumiu como novo secretário-geral do bloco, reafirmando as palavras ditas minutos antes por seu antecessor no cargo, o venezuelano Alí Rodríguez Araque.

“A meta da Unasul segue e seguirá sendo por muitos anos a preservação da América do Sul como um oásis de paz no meio da conflagração que hoje estamos vivendo”, afirmou.

Para Samper, os integrantes de Unasul são “uma exceção”, já que não respondem aos conflitos da região com “ações e intervenções militares”.

“Nós administramos os conflitos de forma democrática e através de programas sociais de convivência coletiva”, garantiu.

Também destacou o apoio que a Unasul pode dar para o processo de paz na Colômbia e afirmou que tem a esperança de terminar seu mandato com a América do Sul definitivamente em paz.

Samper assumiu hoje a secretaria geral da Unasul no lugar de Rodríguez Araque, que exercia o cargo desde 2012, em um ato em Caracas diante do presidente temporário do bloco, o presidente do Suriname, Desiré Bouterse, e seu colega venezuelano e anfitrião, Nicolás Maduro.

O ex-chefe de Estado colombiano foi designado no dia 22 de agosto para o cargo após o consenso alcançado pelos presidentes e chefes de Estado dos países do bloco (Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela).

Rodríguez Araque deveria ter deixado o cargo em agosto de 2013, mas como não havia consenso para a escolha de seu sucessor, continuou de forma interina na secretaria geral do bloco. EFE

aa/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.