Servo-kosovares de Mitrovica votam em eleições municipais repetidas

  • Por Agencia EFE
  • 23/02/2014 06h42

Belgrado, 23 fev (EFE).- Cerca de 28.400 cidadãos com direito a voto no distrito norte, de maioria sérvia, da dividida cidade kosovar de Mitrovica, foram convocados neste domingo às urnas para escolher o prefeito em eleições municipais repetidas.

A votação se repete depois que o candidato eleito no dia 1º de dezembro, no segundo turno das municipais, se negou a assinar os documentos para jurar o cargo, já que continham os símbolos estatais do Kosovo, apesar de estarem ocultos sob adesivos.

A Sérvia e os sérvios do Kosovo não reconhecem a independência proclamada em 2008 da qual foi sua província, de maioria albanesa, embora este tenha sido o único caso de um prefeito eleito sérvio no Kosovo que se negou a assumir seu cargo.

Quatro candidatos aspiram ao cargo de prefeito de Mitrovica Norte, dois sérvios e dois albaneses, e se nenhum obtiver maioria absoluta hoje será necessária um segundo turno.

Cerca de 120 mil dos 1,8 milhão de habitantes do Kosovo são sérvios, e são população majoritária em dez municípios. No norte vivem cerca de 40 mil, enquanto os restantes 80 mil habitam em enclaves isolados no centro e sul do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.