SpaceX adia lançamento da quinta missão rumo à Estação Espacial Internacional

  • Por Agencia EFE
  • 06/01/2015 11h28

Washington, 6 jan (EFE).- A companhia SpaceX adiou nesta terça-feira o lançamento da cápsula Dragon para sua quinta missão de abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS), que seria acompanhada de um teste sem precedentes de aterrisagem do foguete Falcon 9 em uma plataforma no oceano Atlântico.

O lançamento, que já tinha sido adiado em duas ocasiões em dezembro, estava previsto para 6h20 (8h20, em Brasília) desta terça-feira desde o centro da Nasa em Cabo Canaveral (Flórida).

Com a contagem regressiva já em andamento, o lançamento foi adiado quando faltava um minuto para a hora programada e a SpaceX não especificou imediatamente os motivos.

Pouco depois, tanto a SpaceX como a Nasa detalharam que os engenheiros da companhia detectaram um problema em um dos vetores do foguete que, provavelmente, teria causado uma “interrupção automática” do lançamento.

A próxima tentativa vai acontecer nesta sexta-feira a partir das 5h09 (7h09, em Brasília), segundo indicou a SpaceX, uma das duas empresas privadas contratadas pela agência espacial americana para levar material à ISS.

O objetivo principal desta missão era lançar a cápsula não tripulada Dragon com mais de 2,2 toneladas de alimentos, provisões e experimentos científicos para abastecer a ISS.

É a quinta missão deste tipo após o êxito das quatro anteriores, mas desta vez, quando a Dragon já estivesse em órbita e encaminhada rumo à ISS, a SpaceX pretendia que a primeira fase do Falcon 9 aterrissasse de forma controlada em uma plataforma flutuante sobre o Atlântico, cerca de 320 quilômetros ao leste de Jacksonville (Flórida).

Essa tentativa de aterrissagem não tem precedentes, de acordo com a companhia, que estimou em dezembro suas probabilidades de êxito em 50% “no melhor dos casos”.

A prova pretende ser a primeira de outras similares com as quais o multimilionário fundador da SpaceX, Elon Musk, procura desenvolver foguetes independentes e reutilizáveis que permitam baratear o custo dos voos espaciais.

A SpaceX já alcançou no ano passado, em duas tentativas em abril e julho, duas aterrisagens bem-sucedidos do Falcon 9.

A empresa, com sede na Califórnia, tem um contrato de US$ 1,6 bilhão com a Nasa para realizar 12 missões de abastecimento da ISS com seu foguete Falcon 9 e sua cápsula Dragon. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.