Taiwan suspende tráfego ferroviário e cancela voos devido a tufão

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2015 23h01

Taipé, 28 set (EFE).- Taiwan, que está em alerta pela prevista chegada na tarde desta segunda-feira do tufão Dujuan, anunciou a suspensão do tráfego ferroviário a partir das 15h (horário local, 4h em Brasília) e de vários voos internacionais, enquanto milhares de pessoas são evacuadas.

Com as fortes chuvas esperadas nesta segunda e terça-feira, o Escritório de Recursos Hídricos da Região Norte anunciou que começou a esvaziar os pântanos, para evitar transbordamentos.

O governo taiuanês ativou um centro de emergências para enfrentar a chegada do Dujuan e os militares taiuaneses puseram em alerta 24 mil soldados para colaborar nos trabalhos de resgate, salvamento e prevenção de inundações.

Várias cidades do norte de Taiwan anunciaram a suspensão hoje da atividade educativa e a dos centros oficiais e em Taipé foi cancelado um show do grupo musical americano Bon Jovi.

As chuvas já começaram no norte e centro da ilha e atingirão seu máximo a partir desta tarde até a manhã de terça-feira, com sério perigo de inundações e deslizamentos de terra, disse o meteorologista Lo Ja-yin, do Serviço Meteorológico Central (SMC).

O tufão está a leste-sudeste de Taiwan e se movimenta a uma velocidade de 14 km/h em direção nordeste, acrescentou o serviço meteorológico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.