Tempestade Dolores se transforma em furacão na costa mexicana no Pacífico

  • Por Agencia EFE
  • 13/07/2015 19h28

Cidade do México, 13 jul (EFE).- A tempestade tropical Dolores se transformou nesta segunda-feira em furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson enquanto se desloca sobre as águas do litoral Pacífico do México, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

O SMN informou em sua conta no Twitter às 18h em Brasília que Dolores está a 305 quilômetros ao sudoeste de Manzanillo, no estado de Colima, e se desloca para oeste-noroeste a 15 km/h.

Embora o SMN ainda não tenha emitido um boletim com os detalhes, a categoria 1 na escala Saffir-Simpson, de cinco níveis, implica que ventos constantes de pelo menos 119 km/h.

No alerta anterior, das 13h, o organismo tinha previsto chuvas pontuais intensas (75 a 150 milímetros) no sul e no oeste do estado de Michoacán, na maior parte de Colima e no litoral e no sul de Jalisco, e muito fortes (50 a 75 milímetros) no centro e no sul de Nayari e no sul e no oeste de Guerrero.

Também estão previstas ondas de três a quatro metros na costa de Jalisco, Colima, Guerrero e Michoacán, e ventos de 35 km/h com sequências superiores a 60 no litoral de Jalisco, Colima, Guerrero e Michoacán.

Por isso, o SMN recomendou à população destes estados e à navegação marítima nas imediações do sistema que mantenham precauções e atendam as recomendações das autoridades de Defesa Civil.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.