Tropas leais ao presidente exilado do Iêmen retomam o controle de Áden

  • Por Agencia EFE
  • 17/07/2015 05h45

Riad, 17 jul (EFE).- Tropas leais ao presidente exilado do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, anunciaram nesta sexta-feira a “libertação” da cidade de Áden, no sul do país, das mãos do grupo rebelde xiita dos houthis após vários dias de intensos combates.

“A libertação de Áden é o primeiro passo para recuperar todas as províncias e expulsar os houthis e as forças do (ex-presidente Ali Abdullah) Saleh que colocaram obstáculos para as soluções políticas ao conflito”, disse vice-presidente e primeiro-ministro do Iêmen, Khaled Bahah, em comunicado divulgado pelo Facebook.

Exilado na Arábia Saudita, Bahah afirmou na nota que seu governo trabalhará para “normalizar a vida” em Áden, restabelecendo o fornecimento de água e eletricidade. Além disso, anunciou que ajudará os refugiados que queiram retornar de Djibuti, Somália e da província iemenita de Hadramut.

O vice-presidente também disse que trabalhará para recuperar as estradas, o aeroporto e os portos, transformando Áden em um centro para receber e distribuir ajuda humanitária no país.

O anúncio ocorreu um dia depois da chegada à cidade de uma delegação do governo exilado, formada pelos ministros do Interior, general Abdu al Hazifi, de Transporte, Badr Baslama, do chefe do departamento da Segurança Nacional, general Ali Hassan al Ahmadi, e o vice-ministro de Saúde, Nasr Baum.

A missão dos representantes, vindos da Arábia Saudita, é garantir a segurança e a estabilidade de Áden para tentar estabelecer a sede do governo na cidade, da qual foi expulso em março.

Hadi e seus ministros fugiram de Áden para Riad após os avanços dos rebeldes houthis, que já tinham conseguido expulsar o presidente da capital, Sana, no ano passado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.