Turquia detém 21 membros do EI que introduziam jihadistas na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 10/07/2015 12h26

Ancara, 10 jul (EFE).- As autoridades turcas detiveram nesta sexta-feira 21 suspeitos de pertencer ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI) que planejavam introduzir combatentes estrangeiros desde a Turquia no Iraque e Síria, segundo os meios de comunicação locais.

Os detidos são também suspeitos de recrutar combatentes na Turquia para enviá-los a lutar no grupo dos radicais islâmicos na Síria e Iraque.

A emissora “CNNTÜRK” informou que as detenções ocorreram principalmente em Istambul, mas também em outras três regiões, e que três dos 21 detidos são estrangeiros.

As operações policiais ocorreram em 29 domicílios em Istambul e foram localizados documentos, uniformes militares, dois rifles de caça automáticos e abundante munição.

Em entrevista publicada ontem pelo jornal “BirGün”, um militante turco do EI assegurou que tinha lutado na Síria durante nove meses e que atravessar a fronteira tinha sido muito mais difícil nos últimos meses, devido ao aumento de controles por parte da Turquia.

A oposição turca acusou em algumas ocasiões o governo islamita de ajudar os grupos jihadistas que combatem o regime sírio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.