Ucrânia assegura que tanques e blindados da Rússia entraram em seu território

  • Por Agencia EFE
  • 12/06/2014 12h52

Kiev, 12 jun (EFE).- A Ucrânia denunciou nesta quinta-feira que uma coluna de blindados, entre os quais haveria três tanques e várias peças de artilharia, cruzou a fronteira vindos da Rússia com a região rebelde ucraniana de Lugansk.

“Foram atacados por nossas forças militares (…) Parte da coluna foi destruída”, assegurou em entrevista coletiva Arsen Avakov, ministro do Interior da Ucrânia, citado pela imprensa local.

Avakov explicou que os três tanques foram detectados e atacados pelas forças leais a Kiev quando avançavam rumo à cidade de Gorlovka.

“Estamos em pleno combate”, acrescentou.

A coluna de blindados teria cruzado a fronteira da Rússia na altura do distrito de Diakovo, onde os insurgentes controlam desde a semana passada vários pontos de fronteira.

A Ucrânia, da mesma forma que EUA e Polônia, denunciou que mercenários russos, inclusive chechenos e cossacos, cruzaram a fronteira para se somar às milícias separatistas pró-russas que combatem nas regiões rebeldes de Donetsk e Lugansk.

A esse respeito, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, propôs no dia 7 de junho em seu discurso de posse criar “um corredor para os mercenários russos que queiram retornar a suas casas”.

Enquanto isso, o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou nesse mesmo dia reforçar a vigilância da fronteira com a Ucrânia para evitar incursões ilegais.

No entanto, Kiev denuncia que essa ordem não teve nenhum efeito e que os separatistas continuam recebendo provisões militares e reforços do país vizinho, que em março passado se anexou a península ucraniana da Crimeia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.