UE cobra investigação das mortes registradas na cidade ucraniana de Odessa

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

Bruxelas, 3 mai (EFE).- A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, pediu “contenção” às partes envolvidas nos confrontos que deixaram cerca de 50 pessoas mortas ontem na cidade ucraniana de Odessa e cobrou uma investigação independente dos fatos.

“As circunstâncias que levaram a essa trágica perda de vidas humanas deve agora ser agora objeto de uma investigação independente, enquanto seus responsáveis devem ser levados à justiça”, indicou Ashton em comunicado.

Neste aspecto, a chefe da diplomacia da UE pediu a todas as partes envolvidas exercer “a máxima contenção” e “se abster de explorar a tragédia para alimentar mais ódio, divisão e violência sem sentido”.

Ashton, que também transmitiu suas condolências às famílias das vítimas, pediu aos ucranianos aproveitarem o ocorrido para “refletir sobre de que maneira eles poderão permanecer unidos e para pôr fim às artificiais estratégias para dividir à população”.

Além das partes envolvidas, Ashton chamou todas as forças políticas a assumir sua responsabilidade e estabelecer um diálogo pacífico e inclusivo para encontrar uma saída a essa crise, lembrando que todos os signatários dos acordos de Genebra devem pôr em prática seus esforços para a implementação de seus compromissos.

Nesse sentido, a chefe da diplomacia reiterou que a UE segue comprometida a dar seu máximo apoio.

Na última sexta-feira, na cidade ucraniana de Odessa, pelo menos 46 pessoas morreram em consequência de um incêndio ligado aos confrontos entre pró-europeus e pró-russos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.