Vídeo mostra que jovem sacou arma antes de ser ferido por polícia em Ferguson

  • Por Agencia EFE
  • 11/08/2015 23h59

Ferguson (EUA.), 11 ago (EFE).- As autoridades americanas divulgaram nesta terça-feira um vídeo do tiroteio do último domingo em Ferguson (Missouri, EUA) que mostra que o jovem negro Tyrone Harris sacou uma pistola antes de ser atingido por policiais.

No vídeo, gravado por uma câmera de segurança, é possível ver o momento em que um jovem negro com uma camisa branca saca uma pistola e começa a correr do local, em meio ao caos ocorrido durante o fim das manifestações pelo primeiro aniversário da morte do afro-americano Michael Brown pelas mãos de um policial branco.

O vídeo não tem som. Por isso, não fica claro o motivo pelo qual os manifestantes começam a correr e se escondem atrás dos carros, instantes antes de o jovem sair correndo com uma arma na mão.

A polícia garante que se trata de Tyrone Harris, de 18 anos. Ele permanece em estado crítico desde que foi atingido pelos agentes, que afirmam que o jovem afro-americano abriu fogo contra eles.

A versão contradiz a de testemunhas e familiares do jovem, que alegam que Harris disparou contra o carro dos agentes, que estavam à paisana. Depois, ele teria sido perseguido a pé pelos policiais e, na sequência, começado a disparar.

Os quatro agentes envolvidos no caso foram suspensos de suas atividades enquanto durar a investigação. Já Harris está sendo acusado por ataque aos agentes de segurança, ação delitiva com arma e disparar contra um veículo.

Outros dois tiroteios nos arredores do epicentro dos protestos, a avenida West Florissant, também foram registrados na noite de domingo. Grupos de jovens trocaram mais de 40 tiros e dois deles ficaram levemente feridos.

A Polícia decidiu divulgar o vídeo hoje, em uma jornada que até o momento esteve marcada pela normalidade em Ferguson apesar de a cidade ainda estar em estado de emergência.

Desde o início das manifestações pela morte de Brown no sábado, mais de cem pessoas foram presas em Ferguson. Mais da metade das detenções, 57, ocorreu ontem durante um protesto contra os policiais locais na frente de um tribunal federal.

Os incidentes mancharam o pacífico aniversário da morte de Brown, caso que há um ano suscitou os piores distúrbios raciais de décadas nos EUA, provocando a criação de um novo movimento pelos direitos civis contra o racismo e a violência policial contra os negros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.