Vulcão equatoriano Cotopaxi amanhece sem novidades, segundo porta-voz

  • Por Agencia EFE
  • 16/08/2015 14h19

Quito, 16 ago (EFE).- O ministro coordenador de Segurança do Equador, César Navas, informou neste domingo que o vulcão Cotopaxi, situado no centro andino do país, amanheceu sem novidades, depois que ontem foram registrados fluxos piroclásticos e a procedência de cinza.

“A partir da monitoração e análise realizadas pela @IGecuador ficou determinado que não há novidades”, escreveu em sua conta no Twitter Navas, que é o porta-voz oficial nesses temas.

Na conta do Twitter do Ministério Coordenador de Segurança aponta-se que a monitoração do Instituto Geofísico (IG), assim como a avaliação da Secretaria Nacional de Riscos, “determinaram que não foram registradas explosões nas últimas horas” no vulcão Cotopaxi.

Na noite de sábado, Navas informou sobre uma nova emissão de cinza, com uma coluna de aproximadamente 5 quilômetros desde o vulcão Cotopaxi, e pediu calma à população lembrando que se mantém o alerta amarela nas zonas de influência da montanha.

O presidente do Equador, Rafael Correa, decretou no sábado estado de exceção no país como consequência da incomum atividade do Cotopaxi, cuja procedência de cinza e fluxos piroclásticos obrigou a uma evacuação preventiva de algumas povoações.

Correa disse que o estado de exceção permite “tirar recursos de onde que que seja, exceto educação e saúde, para atender uma potencial emergência”, além de mobilizar os materiais “necessários, inclusive privados: pegar um carro, um caminhão e levá-lo a Cotopaxi se for necessário, transportar gente, entre outras”.

O documento aponta que a “efeitos de garantir a segurança cidadã”, decreta-se “a censura prévia na informação que diz respeito ao processo eruptivo do vulcão Cotopaxi pelos meios de comunicação social”.

O estado de exceção, que não poderá se estender por mais de sessenta dias, está exclusivamente relacionado com a atividade do Cotopaxi.

O vulcão emanou na sexta-feira colunas de cinza e na manhã do sábado fluxos piroclásticos que forçaram as autoridades a ordenarem uma evacuação preventiva em certos povoados próximos.

No entanto, após um sobrevoo de técnicos pela zona, Navas anunciou no sábado que, ao não ser detectarda a presença de lavas, foi suspensa a medida em certas povoações.

“Até o momento, das zonas que foram inspecionadas, não existe nenhuma presença de lavas e nem uma potencial ameaça nesse sentido”, disse ontem em entrevista coletiva. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.