Bruno Garschagen: Baixo interesse no megaleilão já era mais ou menos esperado

  • Por Jovem Pan
  • 07/11/2019 07h42
Divulgação - PetrobrasA Petrobras arrematou os dois blocos - um com exclusividade e outro em parceria com empresas chinesas

Leilão da cessão onerosa vende apenas duas áreas, com arrecadação de R$ 70 bilhões. A Petrobras arrematou os dois blocos – um com exclusividade e outro em parceria com empresas chinesas.

“Um resultado com baixa interesse já era mais ou menos esperado – não só pelo Governo, mas também pelo mercado. Os executivos de grandes empresas já haviam sinalizado que não teriam interesse. Parte desse desanimo se deve ao preço, em uma época do ano ruim para investimentos. A segunda parte se deve ao regime de partilha estabelecido pelo PT – que continua atrapalhando o país até hoje – que faz com que as empresas se tornem sócias do Governo. Isso é um problema.”

“Quem é que vai investir tendo o Governo brasileiro como eventual sócio? Eu lembro aqui um conselho que o escocês Richard Carruthers, que foi um grande empreendedor no século XIX, disse ao seu tutor e sócio Barão de Mauá, um dos maior empreendedores que o Brasil já teve. O conselho foi não se tornar sócio do Governo porque teria problemas. O Barão de Mauá acabou rejeitando a ideia. Depois disso ele teve a vida empresarial muito prejudicada”, explicou Bruno.