Bruno Garschagen: Trump parte de premissa errada sobre Governo brasileiro

  • Por Jovem Pan
  • 03/12/2019 07h50
EFEO presidente norte-americano insinuou que o Brasil provoca desvalorização das moedas locais para ter mais ganhos com a exportação

Indústria brasileira do aço se diz perplexa e aponta que taxação é uma retaliação. O presidente norte-americano, Donald Trump, insinuou que o Brasil provoca desvalorização das moedas locais para ter mais ganhos com a exportação.

“Trump sendo mais uma vez Trump. Partindo de uma premissa errada segundo a qual o Governo brasileiro manipula o real frente ao dólar para desvalorizar, com vistas a alguma coisa. Mas foi uma mera justificativa, uma mera desculpa esfarrapada para dar uma resposta ao lobby do aço – e, dessa forma, adotar medida que favorece setor da economia americana às vésperas da eleição presidencial nos Estados Unidos.”

“De qualquer forma isso mostra como a forma de atuar de Trump é intempestiva, que não respeita sequer aquelas nações que, publicamente, ele coloca como sendo amigas – como é o caso do Brasil. Foi uma decisão tomada sem qualquer aviso, pela própria reação que o presidente Bolsonaro e a equipe do Ministério da Economia teve. O ponto principal é que Trump está atendendo um lobby da economia americana, adotando mais uma medida protecionista. Resta saber se essa medida vai à frente se ele só está jogando com o seu cargo para pressionar Bolsonaro e ter negociações favoráveis.”