Denise: Bolsa de Valores deve bater novos recordes

  • Por Jovem Pan
  • 05/12/2019 10h40 - Atualizado em 05/12/2019 10h43
Nelson Antoine/Estadão ConteúdoDesde o começo desse ano, o Ibovespa já avançou 25,5%

Depois de bater um novo recorde nesta quarta-feira (4), ao bater os 110 mil pontos, a expectativa é que a Bolsa de Valores brasileira possa subir ainda mais. Isso porque os indicadores dessa semana vieram favoráveis ao Brasil: registramos um crescimento de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre e uma melhora nos dados da produção industrial, que cresceu 0,08% em outubro, na terceira alta seguida.

Além disso, o ambiente internacional também ficou um pouco melhor nos últimos dias por causa da nova expectativa de entendimento na guerra comercial entre China e Estados Unidos. Embora ainda haja dúvidas maiores em relação a isso – a China avisou que há necessidade, mesmo, de derrubada de tarifas para que se possa fechar a fase um do entendimento – as negociações estão correndo.

Esse cenário deixa o mercado confiante, mas ainda com cautela. Era esperado que o acerto China-EUA ocorresse em novembro, mas acabou ficando para dezembro e, agora, Donald Trump disse que pode esticar ainda mais, para depois das eleições nos EUA.

Mesmo assim, a Bolsa brasileira anda favorecida com a forte queda dos juros e, na semana que vem, ainda devemos ter o último corte da Selic. Tudo indica que a taxa básica caia para 4,5% ao ano, o que vai derrubar ainda mais a rentabilidade das aplicações financeiras, o que já tem empurrado os investidores para a Bolsa de Valores – e, com essa demanda maior, ela vai sustentando uma valorização importante.

Desde o começo desse ano, o Ibovespa já avançou 25,5%. Essa alta foi garantida basicamente pelo investidor local, porque o estrangeiro ainda etá cauteloso em relação ao Brasil e ao exterior – o que indica que se pode contar com a possibilidade de fluxo maior de capital externo, o que alavancaria um desempenho ainda maior. Analistas do mercado financeiro acreditam que a Bolsa possa bater os 150 mil pontos.