Denise: Perspectiva do cenário nacional deve impactar positivamente as projeções do PIB

  • Por Jovem Pan
  • 29/10/2019 10h21
Joka Madruga - Estadão ConteúdoMercado financeiro elevou a projeção de 0,88% para 0,91% em 2019

O mercado financeiro elevou a previsão de expansão da economia para 0,91% neste ano, mantendo 2% para o ano que vem, de acordo com o relatório semanal Focus, produzido pelo Banco Central (BC). Apesar disso, especialistas já trabalham com perspectivas até melhores de crescimento.

Entre os fatores que estão influenciado na melhora da expectativa do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019, estão a aprovação da reforma da Previdência, aliberação do FGTS, melhoria do crédito e do emprego – que está reagindo lentamente, mas além do que se esperava -, e da atividade no setor da construção, além do corte nos juros – os créditos para pessoa física e jurídica estão se expandido a ritmo acelerado, entre 15% e 20%.

Outra influenciadora da boa perspectiva é a agenda de reformas que o governo pretende implementar após a aprovação da nova Previdência – uma reforma administrativa agora, por exemplo, colocaria os gastos do governo a curto prazo em um patamar muito mais estável e com muito mais possibilidades de recursos para saúde, educação e infraestrutura.