Denise: Copom pode cortar Selic mais uma vez nesta semana

  • Por Jovem Pan
  • 28/10/2019 10h06
Agência BrasilExpectativa é que taxa caia para 5% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne, nesta terça (29) e quarta-feira (29), para discutir um possível novo corte na taxa básica de juros – a Selic –, atualmente em 5,5% ao ano. A expectativa é que a taxa seja reduzida em mais 0,5 ponto percentual (p.p), alcançando os 5% ao ano.

Para além dessa redução, há, ainda, a expectativa de redução ainda menor da taxa – batendo os 4% ao ano ou até em níveis menores. Isso porque, para o ano que vem, a inflação continua com baixas previsões, e as condições econômicas estão mais favoráveis. Somado à isso, a aprovação real da reforma da Providência também ajuda – já que era um fator determinante para o Banco Central (BC) baixar a taxa.

Sendo assim, a perspectiva de inflação baixa para os próximos anos abre, ainda mais, o horizonte de manutenção dos juros a baixos em um patamar também menor e por um período prolongado, o que seria uma situação inédita para o Brasil – como já vem sendo. Com isso, os impactos positivos para o país são muitos: há estímulo para a economia do ponto de vista do crescimento, com melhora para consumidores e investidores.