Denise: Inflação de outubro fica em 0,1%, menor valor para o mês desde 1998

  • Por Jovem Pan
  • 07/11/2019 10h22
Marcos Santos/USP ImagensBaixa no setor de habitação puxou redução do índice

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, registrou alta de 0,1% no mês de outubro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor é o menor para o mês desde 1998, quando registrou 0,2% , e um pouco maior do que em setembro, quando houve deflação de 0,04%.

Com o resultado, a taxa acumulada nos últimos 12 meses também foi reduzida, de 2,89% em setembro para 2,54% em outubro. Dessa forma, pela primeira vez, a inflação fica abaixo da tolerância (2,75%) da meta estipulada pelo Banco Central (BC), que é de 4,25% neste ano.

Com a deflação registrada em setembro e o baixo valor neste mês – no ano passado, a inflação ficou em 0,45% em outubro – fica clara a tendência de perda de ritmo do índice. Entre os fatores que mais colaboraram para o número está a queda da habitação (- 0,1%). Os outros setores, mesmo em alta, também não demonstram expectativa de grandes variações, o que deve fixar a inflação no baixo patamar.