Denise: Paulo Guedes recorre a mecanismos fora da cartilha liberal

  • Por Denise Campos de Toledo/Jovem Pan
  • 31/05/2019 09h16
José Cruz/Agência BrasilComentarista avalia liberação do PIS e FGTS

Após divulgação do PIB do primeiro trimestre, governo avalia liberar recursos de contas de FGTS e PIS-Pasep para estimular economia. Nesta quinta-feira (30), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que as medidas estão sendo estudadas para estimular o reaquecimento do setor.

Ele destacou que as ações anticíclicas podem ser anunciadas nas próximas semanas, antes mesmo da aprovação da reforma da Previdência. Conforme o ministro, a liberação de recursos das contas do PIS-Pasep seria anunciada ontem. No entanto, o governo preferiu aguardar para examinar também a possibilidade de autorizar desembolsos de recursos dos trabalhadores no FGTS.

“Paulo Guedes pode recorrer a mecanismos que não são exatamente da cartilha liberal para dar um estímulo adicional. Se faz a reforma estrutural, que é fundamental, o país precisa contar com o equilíbrio das contas públicas, sem isso a situação pode desandar ainda mais. Sabemos que não dá para sustentar um crescimento de longo prazo tendo rombos imensos, tendo como meta um défict de R$ 139 bilhões e mesmo tendo esse rombo o governo ainda tem que promover contingenciamento”, diz Denise.