Denise: Produção industrial sobe 0,3% em setembro, mas segue em queda anual

  • Por Jovem Pan
  • 01/11/2019 10h38
Arquivo/Agência BrasilSetor de veículos e peças registrou a melhor performance do mês

Em sinal de recuperação depois de um bom período de variações negativas, a produção industrial subiu 0,3 % em setembro, na comparação com agosto deste ano, de acordo com a Pesquisa Mensal da Indústria (PMI), divulgada nesta sexta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já em relação ao mesmo mês do ano passado, o aumento é de 1,1%.

Se comparado aos meses anteriores, no entanto, a melhora nos índices ainda não é suficiente para levantar o setor. Em junho deste ano, por exemplo, a produção industrial caiu 2,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior, o mesmo que aconteceu com julho (-5,9%) e agosto (-2,1%).

Entre os fatores mais preocupantes e que tornam o crescimento lento é o fato de a produção de bens de capital não subir: isto é, o setor de máquinas e equipamentos registrou queda de 0,5% ante agosto e, sob setembro do ano passado, cresceu 0,7%, números que ainda não indicam uma retomada de investimentos no setor.

Por outro lado, veículos e peças operou com a melhor performance, tanto que se começou a trabalhar com a expectativa de vendas maiores no final deste ano.