Josias de Souza: Interesse econômico da Petrobras prevaleceu sobre conveniência política

  • Por Jovem Pan
  • 19/09/2019 08h05
Marcelo Camargo/Agência BrasilA estatal elevou a gasolina em 3,5% e o litro do diesel subiu 4,2%

Gasolina e diesel já estão mais caros nas refinarias da Petrobras. A estatal elevou a gasolina em 3,5% e o litro do diesel subiu 4,2%. O preço para o consumidor vai depender das distribuidoras e dos postos.

“A decisão da Petrobras de reajustar os preços da gasolina e do diesel nas pegadas dos ataques as instalações petrolíferas na Arábia Saudita elimina dois mistérios que angustiavam o mercado. Ficou entendido que a estatal vai manter a sua politica de repassar aos preços a variação da cotação do óleo no exterior. Com isso, descobriu-se também que as punções intervencionistas de Jair Bolsonaro foram momentaneamente domadas. Houve alívio generalizado.”

“O interesse econômico da Petrobras prevaleceu sobre a conveniência politica de Bolsonaro. Isso é especialmente relevante nesse instante porque a Petrobras colocou a venda 8 de suas refinarias e o objetivo da estatal é obter o melhor preço. O interesse por essas refinarias tenderia a sumir se a autonomia na fixação dos preços fosse substituída pela volta do modelo de controle artificial da tabela dos combustíveis”, completa Josias.