Josias de Souza: Se mudar de posição, Weber abre porta das celas de condenados

  • Por Jovem Pan
  • 24/10/2019 08h06
Dida Sampaio/Estadão ConteúdoPor enquanto o placar está 3 x 1 - a favor da prisão dos réus antes mesmo do chamado trânsito em julgado

STF retoma nesta quinta-feira (24) o julgamento sobre a possibilidade da prisão de condenados em 2ª instância. Por enquanto o placar está 3 x 1 – a favor da prisão dos réus antes mesmo do chamado trânsito em julgado.

“A ministra Rosa Weber será a primeira a notar nesta quinta-feira na retomada do julgamento do Supremo sobre a regra que permitiu a prisão de condenados em segunda instância. A posição da ministra é um mistério. Em um plenário rachado, o voto da Rosa vai ser decisivo. Embora ela discorde da regra, a ministra tem votado a favor da tranca em respeito a decisão da maioria. Ela fez isso em 2018 ao autorizar a prisão de Lula.”

“Se mudar de posição, Weber praticamente sacramentará a alteração da jurisprudência abrindo as portas das cela dos condenados em duas instância. Esse seria o mais duro golpe contra todo o esforço anticorrupção realizado no país. A posição da ministra será conhecida durante a tarde”, finaliza Josias.