Marco Antonio Villa: Ditadura chavista parece viver seus últimos dias

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2019 10h00
EFEOu o governo mostra que a ditadura chavista tem poder e vai reprimir as forças militares e prender Guaidó ou o presidente autoproclamado dará o golpe de morte nessa ditadura

Tudo indica que a ditadura chavista vive seus últimos dias. Começou nesta terça-feira (30) uma insurreição popular com apoio militar. O presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, deixou claro que este passo dado é confronto aberto com o ditador Nicolás Maduro.

Neste momento, o que é possível falar é a tendência de desagregação das Forças Armadas da Venezuela. Deverá haver uma forma de repressão dos militares que ainda apoiam Maduro.

Por outro lado, como fica a questão diplomática, o Grupo de Lima? Qual será a posição do Brasil? Torço para que seja a posição do vice-presidente Hamilton Mourão, que descartou qualquer possibilidade de intervenção militar externa.

Parece que os venezuelanos realmente deram neste passo a frente. Ou o governo mostra que a ditadura chavista tem poder e vai reprimir as forças militares e prender Guaidó ou o presidente autoproclamado dará o golpe de morte nessa ditadura.

Neste caso, não será uma tarefa fácil, porque o processo de destruição da economia venezuelana foi radical. Será necessária uma nova Constituição, nova organização das Forças Armadas e rearranjo da crise econômica.

Confira o comentário completo de Marco Antonio Villa: