Constantino: Bolsonaro tem méritos, apesar de calcanhar de Aquiles

  • Por Rodrigo Constantino/Jovem Pan
  • 19/08/2019 10h55
Marcos Corrêa/PRIntervenções de Bolsonaro em órgãos que estavam indo bem acende luzes preocupantes

Temos que acompanhar de perto cada uma dessas mudanças dessa semana. O governo de Jair Bolsonaro tem muitos méritos, muitos acertos. Especialmente na área econômica, das reformas, da infraestrutura. Tem muita coisa boa sendo feita. E acho que isso muitas vezes fica escondido dos destaques da imprensa por conta de picuinhas, polêmicas desnecessárias, falas pouco presidenciais. Essa coisa que gera muita balbúrdia, muito barulho.

Em oito meses, o governo Bolsonaro já se meteu na Receita Federal, na PF, a novela em torno da escolha do novo PGR, a questão do Coaf. Isso acende luzes preocupantes. Tivemos intervenções no Inpe, no IBGE, na ANTP, na Ancine. Há uma predisposição do presidente de se incluir em áreas que deveriam ser de Estado e não de Governo. Esse é o grande calcanhar de Aquiles de Bolsonaro e de seu Governo.

Em defesa de Bolsonaro, eu entendo que tem muita gente ali que vê os órgãos como aparelhados após décadas de esquerda. Mas Receita Federal, Coaf, Polícia Federal trabalhavam muito bem, demonstrando independência.

Tudo isso gera ruído e precisa ser esclarecido.