Samy Dana: Bolsa Família tem alto impacto e vale a pena ser ampliado

  • Por Jovem Pan
  • 25/11/2019 07h52
Jefferson Rudy/ Agência SenadoA equipe econômica estaria analisando medidas para ampliar os benefícios a famílias de baixa renda - e até o Bolsa Família pode ganhar reajuste

O Governo Federal tanta reforçar políticas sociais mesmo com cenário de crise orçamentária. A equipe econômica estaria analisando medidas para ampliar os benefícios a famílias de baixa renda – e até o Bolsa Família pode ganhar reajuste.

“O Bolsa Família foi criado na época do Fernando Henrique Cardoso e ampliado pelo PT – mas todas as evidências empíricas mostram que ele é um programa de alto impacto que vale a pena não só ser continuado, mas também ampliado. Por outro lado as pessoas, principalmente os movimentos mais à esquerda, acreditam que tudo precisa ter incentivos sociais.”

“Por exemplo tributos. Você vai para estados mais pobres, faz uma série de tributos diferenciados. Alguns setores que você acredita que vai ter mais benefício social, você faz incentivo fiscal. Esse não é o caminho. Uma vasta e ampla literatura em economia mostra que a melhor coisa é cobrar de todo mundo igual e aí, a área que você quer ajudar, você dá dinheiro diretamente. Essa bagunça que é o nosso sistema de tributação só cria peso maior para a sociedade e aumenta a desigualdade”, diz Samy.