Samy Dana: Não podemos torcer por deflações contínuas na economia

  • Por Jovem Pan
  • 10/10/2019 08h06
PixabayDurante evento em São Paulo, Paulo Guedes disse que viu de forma positiva o resultado do IPCA de setembro - que teve recuo de 0,04%

Ministro da Economia avalia que deflação pode ajudar na queda dos juros. Durante evento em São Paulo, Paulo Guedes disse que viu de forma positiva o resultado do IPCA de setembro – que teve recuo de 0,04%.

“O IPCA negativo significa que os preços desceram. Queda de preços, da inflação, é bom. No sentido de que as coisas estão mais baratas, você pode diminuir os juros. É um reflexo de uma economia lenta. Nós vamos crescer apenas 0,87% esse ano, o que é muito pouco para um país emergente. Agora, não é para ficar torcendo por várias deflações. Os países que sofreram com isso tiveram sérios problemas.”

“Imagina se os preços começam a cair continuamente e as pessoas deixam de consumir. As pessoas pensam: se, no futuro, eu vou pagar mais barato, eu não vou consumir hoje. Os empresários também ficam com medo de contratar porque pensam: se eu contrato hoje, amanhã poderia contratar mais barato. A deflação, como a que foi, é positiva porque é pontual. Mas não devemos torcer por deflações contínuas”, explica Samy.