Pesquisa revela voto consolidado em Bolsonaro

  • Por Jovem Pan
  • 27/07/2018 08h33
Gabriela Korossy/ Câmara dos Deputados Frases polêmicas do passado serão exploradas contra o deputado para tentar fortalecer a rejeição contra seu nome

Pesquisa do Ideia/Big Data, capa da revista Veja, mostra Jair Bolsonaro (PSL) consolidado na liderança das intenções de voto à Presidência, destaca Vera Magalhães em seu comentário ao Jornal da Manhã desta sexta-feira (27).

Bolsonaro segue com 17% das opções na pesquisa estimulada, mas saltou na pesquisa espontânea, em que o eleitor revela em quem deseja votar sem lhe ser apresentado o cartão de opções. O deputado aparece com 14% das intenções, o que é raro nesta fase da campanha.

A cristalização do voto, quando a intenção espontânea de voto bate com a do cartão que o entrevistador oferece, geralmente acontece na fase final da campanha.

Isso é muito importante para a próxima fase da campanha, em que ele será alvo dos adversários e terá pouco tempo de televisão.

O levantamento aponta ainda que Bolsonaro vai melhor na disputa de segundo turno, empatando ou vencendo seus oponentes. O único para quem ele perderia hoje, segundo a pesquisa, é o ex-presidente Lula, que não deverá concorrer.

Esse é o retrato inicial da campanha.

Rejeição será explorada

Por outro lado, a rejeição de Bolsonaro segue bastante elevada, em 28%, e é nesse ponto que seus adversários tentarão desconstruí-lo, seja para abatê-lo no primeiro turno, seja para criar um teto que impeça de vencer na segunda etapa.

Não sendo contra o PT no segundo turno, a tendência é de que os demais candidatos se aglutinem contra Bolsonaro. Neste momento, a rejeição pesa.

Serão feitos ataques ao deputado nas redes sociais e tentativas de mostrar seu passado polêmico, seja em votações contra a abertura econômica, seja em declarações em questões raciais, de gênero e comportamentais, tentando desidratar sua candidatura.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.