Vera Magalhães: Decisão do STJ não é vitória de Lula

  • Por Jovem Pan
  • 24/04/2019 07h56
Ricardo Stuckert A discussão é técnica, mas se analisar o conjunto do que ocorreu no STJ, Lula sofreu derrotas conceituais

Nesta terça-feira (23), a Quinta Turma do STJ reduziu a pena de Lula no caso do tríplex do Guarujá. Essa questão quantitativa da pena foi uma vitória ao ex-presidente. Agora ele terá de cumprir oito anos de reclusão.

A depender de alguns fatores, isso pode levar a uma possibilidade de progressão do regime no segundo semestre. Mas ele ainda tem outra condenação, a do sítio de Atibaia, e responde a outros processos.

A discussão é técnica, mas se analisar o conjunto do que ocorreu no STJ, Lula sofreu derrotas conceituais. Foi importante o julgamento no STJ e significou revés na tese de que ele é vítima de perseguição política.

Isso porque o STJ reconheceu a justeza da sentença, de que ela tinha provas e que o petista tinha cometido os crimes expostos na sentença.

O STJ afastou a possibilidade de que o caso iria para a Justiça Eleitoral e reconheceu a condenação por lavagem de recursos, que era algo que a defesa de Lula e de outros réus tentavam afastar.

São muitas as razões que mostram que a decisão do STJ corroborou as razões para a condenação de Lula e foi pá de cal na narrativa de perseguido político.

Confira o comentário completo de Vera Magalhães:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.