Estado de São Paulo registra alta de 60% no número de focos de incêndio em vegetação

  • Por Jovem Pan
  • 17/07/2018 06h04 - Atualizado em 17/07/2018 08h00
Reprodução/TV Globo Nesta segunda-feira (16), um grande incêndio atingiu o Parque Estadual do Jaraguá, na zona norte da capital paulista

Neste ano, os focos de incêndio em vegetação no Estado de São Paulo aumentaram quase 60%. De acordo com o Corpo de Bombeiros, de janeiro a junho deste ano houve 16,9 mil registros contra 10.070 no ano passado.

Nesta segunda-feira (16), um grande incêndio atingiu o Parque Estadual do Jaraguá, na zona norte da capital paulista. A reserva é uma das poucas áreas remanescentes de mata atlântica na região metropolitana de São Paulo.

As causas do fogo ainda não foram confirmadas, mas o mais provável é que as chamas tenham começado após a queda de um balão.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão Marcos Palumbo, apontou outro fator que pode dar início ao fogo em áreas de mata: “muitas vezes é causada por bituca de cigarro jogada pela janela do carro”.

A meteorologista da Somar, Juliana Resende, afirmou que o tempo seco contribui para o aumento dos focos de incêndio: “esse cenário de tempo seco e baixa umidade relativa do ar favorece bastante para a ocorrência de queimadas”.

No combate as chamas no Parque Estadual do Jaraguá, foram mobilizados 25 bombeiros, oito brigadistas de incêndio, quatro policiais ambientais e dois helicópteros da Polícia Militar.

*Informações do repórter Afonso Marangoni

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.