Pediatras se mobilizam contra aplicação de vacinas em farmácias

  • Por Jovem Pan
  • 16/12/2017 15h53 - Atualizado em 16/12/2017 15h54
Daniel Guimarães/ A2img Vacina contra Dengue "Existem muitos cuidados higiênicos que a enfermagem conhece muito bem", diz presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria

A Sociedade Brasileira de Pediatria pediu à Anvisa o cancelamento da medida que autoriza a venda e aplicação de vacinas em farmácias. Por meio de uma nota, a entidade alerta a população sobre os riscos relacionados a prática. Entre eles, estaria a falta de uma estrutura física e recursos humanos para realizar vacinações.

Para o secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pediatria, Sidnei Ferreira, a medida não vai aumentar a cobertura de imunização no Brasil e que os postos de saúde são suficientes para atender a demanda.

“Existem muitos cuidados higiênicos que a enfermagem conhece muito bem e elas (enfermeiras) estão junto com os médicos nesse caso porque acham desnecessário (liberar a vacinação nas farmácias) e um risco à população. Não estamos querendo que eles coloquem médicos a mais. Os médicos e enfermeiras dos postos de saúde já são suficientes. Não precisa ter aplicação nas farmácias”, opinou Ferreira.

A resolução da Anvisa foi divulgada nesta semana. Para poder oferecer e aplicar vacinas, o local deve ter uma identificação clara para o consumidor e obedecer as regras de qualidade e segurança.

A agência ampliou para todo o país uma prática que era autorizada em alguns estados, como São Paulo, Santa Catarina e Paraná. A partir da publicação da medida, a fiscalização passará a ser feita pelas secretarias estaduais e municipais de saúde.

Reportagem de Natacha Mazzaro:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.