Petrobras vai atuar para redução no preço do botijão de gás: ‘Vamos sair da distribuição’, diz presidente

  • Por Jovem Pan
  • 28/06/2019 07h30
Allan Carvalho/Estadão Conteúdo Roberto Castello Branco em evento da Petrobras Castello Branco disse que pretende vender participação na BR Distribuidora, envolvida na Lava Jato

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, confirmou, nesta quinta-feira (27) a venda de ativos da estatal. O projeto, que tem como objetivo auxiliar a proposta do governo federal de reduzir o preço do botijão de gás, inclui a venda de refinarias, transporte e mecanismos de distribuição do combustível.

“À Petrobras, não cabe fazer políticas públicas, isso é função do governo. Nós vamos abrir espaço vendendo empresas, saindo do transporte, nós já começamos a andar com isso vendendo a TAG, vamos aprofundar a venda de gasodutos… Vamos sair da distribuição de gás e outras medidas que estão sendo discutidas”, declarou o presidente da empresa.

Castello Branco disse, ainda, que analisa a proposta para ampliar a concorrência e incentivar a privatização de empresas estaduais de distribuição de gás. “Podemos limitar a participação de empresas que já tem um market share relevante na distribuição de gás em botijão”, disse, acrescentando que a BR Distribuidora, envolvida na Lava Jato, está na lista das vendas. “Nós decidimos vender uma participação na BR e esperamos que isso ocorra no prazo mais curto possível.”

O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu que o plano do Conselho Nacional de Política Energética poderá reduzir o custo da energia em 40% em dois anos, em um choque de gás mais barato.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.