Secretaria da Saúde de SP reforça necessidade de vacinação contra febre amarela para quem for ao litoral

  • Por Jovem Pan
  • 19/10/2018 07h11
Agência BrasilO mês de novembro, com três feriados - Finados, Proclamação da República e Dia da Consciência Negra -, deve levar maior movimento de turistas a esses locais

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo faz um importante alerta: pessoas que pretendem viajar para o Litoral Norte, Baixada Santista e Vale do Paraíba precisam se imunizar contra a febre amarela.

O mês de novembro, com três feriados – Finados, Proclamação da República e Dia da Consciência Negra -, deve levar maior movimento de turistas a esses locais.

Segundo Helena Sato, diretora de imunização da pasta, a vacina tem que ser tomada dez dias antes, pois o organismo leva tempo para assimilar a substância: “neste verão temos a possibilidade de o vírus voltar a circular nestas áreas”.

O reforço para que as pessoas busquem a imunização também é válido para quem vive nessa região.

Devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído e transplantados. Em caso de dúvida, é fundamental consultar o médico.

Este ano, mais de oito milhões de pessoas já foram vacinadas contra febre amarela no Estado. O número ultrapassa a marca da vacinação no decorrer de 2017, quando 7,4 milhões de doses foram aplicadas.

Desde a segunda semana de maio de 2018, não há confirmação de novos casos autóctones de febre amarelas em humanos em São Paulo. Em 2018, até 18 de setembro, houve 502 casos autóctones da doença confirmados no Estado e 178 deles evoluíram para óbitos.

*Informações do repórter Fernando Martins