Com cartuns e quadrinhos, "Ocupação Laerte" chega a São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 23/09/2014 09h27
Divulgação

O Itaú Cultural apresenta na mostra Ocupação Laerte os caminhos artísticos e militâncias políticas e sociais da cartunista. A curadoria é de seu filho, o artista visual, roteirista e quadrinista Rafael Coutinho. A mostra apresenta cartuns, desenhos, quadrinhos, ilustrações, curtas-metragens.

O visitante percorre um labirinto onde encontra uma significativa panorâmica de trabalhos da artista que se celebrizou com suas tirinhas em jornais, a partir dos anos 70, e se consolidou nos mais diversos segmentos da arte e pelas questões de gênero. A mostra se estende virtualmente no site do instituto, com uma revista que analisa e ressalta os caminhos de Laerte e contém dois ensaios fotográficos feitos especialmente  para a publicação, além de um audiovisual com testemunhos de seus parceiros.  

Os personagens de Laerte são mais um destaque da exposição. Piratas do Tietê, a Muchacha, os moradores de O Condomínio, Deus, Overman, Muriel, a versão travestida de Hugo, e Los 3 Amigos – a célebre parceria com Angeli e Glauco –, são alguns deles. Também suas homenagens para amigos e personalidades que ela admira como Henfil, Glauco, Beethoven, Mozart.

Laerte Coutinho

Cartunista e ilustradora nascida em São Paulo, em 1951. Está entre os criadores da revista Balão (quadrinhos) e da empresa Oboré (assessoria de comunicação para sindicatos). Em mais de 40 anos de carreira, produziu para movimentos sindicais e para os jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, entre outros veículos. Publicou a revista Piratas do Tietê e coeditou com Luiz Gê a revista Circo.

Entre suas criações estão Muriel (versão travestida de seu personagem Hugo), Overman, Deus e Suriá, além dos livros Muchacha e Laertevisão. Com os colegas Angeli e Glauco produziu a série Los Tres Amigos. Fez ainda roteiros para os programas televisivos TV Pirata, TV Colosso e Sai de Baixo e teve sua obra difundida por diversas mídias e formas de expressão. Seu blog oficial é o Manual do Minotauro.

Serviço:
Ocupação Laerte 
Data: de 20/9 até 02/11
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada franca
Classificação indicativa: 14 anos
Instituto Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149
Bela Vista – Centro
São Paulo