Lucas Berlaza lança ‘biografia intelectual’ sobre Carlos Lacerda

  • Por Jovem Pan
  • 04/11/2019 12h10
Jovem PanLucas Berlanza foi o convidado desta segunda-feira (4) no Morning Show

Se olhar para o passado ajuda na prospecção do futuro, o novo livro de Lucas Berlanza pode ser peça-chave para o próximo passo político do Brasil. Em “Lacerda: a virtude da polêmica”, o autor analisa as diversas camadas de um dos maiores nomes políticos da história recente do país.

“Tem muita similaridade com a política atual, mas também tem diferenças. Acho que o Lacerda oferece um modelo da grande clivagem política da República dos meados do século XX que até certo ponto continua em vigor até hoje. Uma clivagem entre agendas mais liberais e agendas mais estatizantes e burocráticas”, disse em entrevista ao Morning Show nesta segunda-feira (4).

“Hoje nós temos os mais liberais e os mais conservadores brigando com o legado do lulopetismo, que em certa medida fortalece o mesmo legado do Getúlio Vargas”, completou.

Berlanza esclareceu que Lacerda baseada sua ideologia política na democracia cristã alemã, que defendia um estado mais forte do que os liberais ligados à Escola de Chicago, mas que no contexto histórico representava a alternativa mais liberal que era apresentada no Brasil.

“A proposta do meu livro é ser uma biografia intelectual, que não existe sobre o Lacerda. (…) Conversei com a neta dele, mas fiz questão ue o livro expressasse a minha voz e a dele.”