"Existe um racismo velado, mas muito poderoso", diz Leo Madeira sobre preconceito no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 19/08/2014 10h50
Nathália Rodrigues/ Jovem Pan

Formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, Leo Madeira ficou conhecido como vencedor do concurso Caça VJ da MTV, em 2002, quando passou a integrar as principais atrações da emissora. Quem era fã da emissora se lembra dele em Acesso MTV, Mochilão e Jornal MTV. Seu último projeto é a série Nota 10 – A Cor da Cultura, exibida pelo Canal Futura, que fala sobre a conscientização das diversidades raciais e o papel da educação sobre o tema.

Leo conta sobre as lições tiradas das viagens: “Nós brasileiros acabamos esquecendo algumas das nossas raízes, pela própria osmose do ensino, pelo jeito que a história é transmitida na escola”, conta ele. Com a experiência, o apresentador ficou decepcionado ao perceber como o racismo acontece no Brasil: “Existe um racismo muito velado, mas muito poderoso, que impede o desenvolvimento de muitas pessoas”.

Madeira ficou feliz em constatar que com a lei da obrigatoriedade do ensino sobre a cultura afro-brasileira as escolas brasileiras têm evoluído na transmissão da identidade e história de povos “que foram vencidos”. Devido à disparidade da educação brasileira, porém, muitas escolas ainda não cumprem a lei. “O projeto visa municiar as escolas e professores com material didático para que eles possam cumprir a lei e ter oportunidade de ensinar sobre o patrimônio africano”.Morning Show – Edição completa – 19/08/2014

No programa, ele viaja para várias cidades brasileiras, conversando com alunos, professores e especialistas da educação para ver de que forma o Brasil está estudando suas raízes. “Correr atrás do seu passado é importante”, diz. Segundo ele, a cultura africana não está apenas na dança ou na culinária, mas também na engenharia, arquitetura e outras ciências práticas que acabam passando despercebidas. “Toda e qualquer área do conhecimento cultural e prático tem alguma influência da cultura africana”, arguenta.


Tempos de MTV

Leo trabalhou oito anos na MTV, e tem muitas lembranças boas da época, como a primeira vez que foi para a Casa da Praia da MTV, o estúdio de verão da emissora. Lá, encontrou justamente o apresentador do Morning Show, Edgard. “Lembro de estar lá, tenho essa lembrança positiva de como vocês foram receptivos e simpáticos”, diz Leo. Para ele, a MTV foi muito importante na época em que as pessoas ainda não tinham internet para ficar por dentro das novidades: “a gente descobria os lançamentos e clipes pela MTV”. 

 

Serviço:
Nota 10 – A cor da cultura
Canal Futura
Terças-feiras às 22h, com reprises.
Também disponível no Youtube

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.