“A gente tem medo de ter ambição, porque é feio", afirma Cristiane Correa

  • Por Jovem Pan
  • 07/12/2015 11h20
Bruna Piva/Jovem PanCristiane Correa

Nesta segunda-feira (7), a jornalista Cristiane Correa, autora dos livros “Grande Sonho” e “Abílio”, que contam a história dos grandes empresários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira e, respectivamente, Abílio Diniz. E, de acordo com ela, todos têm algo essencial em comum: a ambição.

“Às vezes a gente tem medo de ter ambição, porque é feio, eles não problema nenhum. Outra característica que eles têm em comum é a disciplina. Para tudo. Sabe gente que não aumenta nem de peso?”, brincou a escritora.

Ainda segundo Cristiane, quem imagina que os grandes executivos são homens que andam sempre engravatados está errado. “Teve um dia que estavam descarregando um caminhão e, como ele [Abílio Diniz] não estava vestido de terno e gravata, pediram ajuda e ele ajudou. Não sabia quem ele era”, contou a jornalista.

“Ele saiu do Pão de Açúcar e comprou um pedaço do Carrefour. Ele até brincou na coletiva do Carrefour que lugar de gente feliz é no Carrefour. Não é pela grana, ele quer construir uma coisa bacana”, acrescentou.

Cristiane, por outro lado, destaca que não dá para romantizar os empresários, que são seres humanos. “Se você quer chegar ao topo, em algum momento sua vida estará desequilibrada. O filho do João Paulo Diniz mesmo falava que o pai sempre cobrava muito resultado nas notas e no esporte, mas nunca ia ver o filho competir. Hoje eles conseguem equilibrar, mas em algum momento renunciaram”.

Por fim, a jornalista deu dicas para quem sonha em empreender e, falando em sonho, o primeiro comando é pensar grande: “o perigo de sonhar pequeno é que pode dar certo”. De resto, muita disciplina, olho no caixa e gastar a sola do sapato. “Os executivos não ficam sentados no escritório”, destaca.