Movimento monarquista é social, diz deputado Luiz Philippe

  • Por Jovem Pan
  • 02/12/2019 12h43
Jovem PanDeputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança foi o convidado do Morning Show desta segunda (2)

O deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança acredita que a democracia brasileira está em risco e que a demanda popular pelo regime monarquista é um dos sintomas da crise democrática.

“A democracia do Brasil e da região latino-americana está em risco pelas ações do Foro de São Paulo e todos os partidos de extrema-esquerda vinculados a ele. Esses são os grandes desafiadores da democracia”, afirmou o deputado durante entrevista ao Morning Show nesta segunda-feira (2).

“O movimento monarquista é um movimento social antes de mais nada. Ele está crescendo exponencialmente por isso, porque é um resgate cultural, histórico, faz parte daquilo que todo brasileiro é”, disse. “[A monarquia] foi positiva. Temos uma grande nação sob os nossos pés, essa é a realidade. Meu envolvimento com esse movimento social é de apoio total.”

Apesar de não declarar abertamente que gostaria o retorno do sistema monárquico, Luiz Philippe citou os problemas da representatividade republicana.

“O sistema eleitoral é só com voto e isso é limitado porque você tira outros aspectos que são importantes: meritocracia, competência, etc. O voto não é perfeito, acho que o poder moderador é necessário e já existe, como a imprensa, o Ministério Público, Polícia Federal, entre outros. O sistema eleitoral tem que ser regulamentado.”