'Para empreender é preciso ter perfil', considera economista Samy Dana

  • Por Jovem Pan
  • 10/08/2015 11h35
Jovem Pan

O economista Samy Dana concorda ser mais difícil empreender em tempos de crise financeira. “É mais fácil prosperar quando tudo vai bem, mas não pode ficar em casa chorando”, recomendou o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em participação no Morning Show desta segunda-feira (10).

O especialista, porém, disse que ter o próprio negócio não é para todas as pessoas. “Sem chefe você trabalha muito, mas muito mais. Para empreender é preciso ter perfil e uma boa conversa familiar: às vezes você não vai ganhar dinheiro logo”, contou.

À equipe de Edgard Piccoli, Samy Dana lembrou de novas tecnologias que surgiram em cenários de baixa na economia e grandes índices de desemprego.  “O Waze foi criado numa época não muito interessante da economia, assim como o AirBnB que transforma sua casa em hotel”, sugeriu.

O professor considera que é preciso ter um olhar atento para a inovação e sempre buscar novos planos de negócios mais rentáveis e modernos.

O especialista citou estudos que defendem que há uma procura maior por qualificação profissional em momentos adversos.  “Em época de desemprego as pessoas estudam mais, aí se tem uma procura maior por cursos, MBA, mestrados e até cursos técnicos”, falou.