Relembre seis momentos em que o povo foi às ruas

  • Por Guilherme Semerene/Jovem Pan
  • 15/03/2015 18h25
  • BlueSky
Montagem Grandes manifestações da história do Brasil

Não é a primeira vez que o povo brasileiro saiu às ruas para reivindicar seus direitos e protestar contra problemas políticas, educacionais ou sociais. Confira seis momentos importantes em que o povo não ficou calado.

1932
Revolução Constitucionalista
Maior movimento cívico da história de São Paulo, a Revolução de 32, foi um movimento armado que tinha o objetivo de derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas. Nos 87 dias de combates foram 934 mortos.

1954
Suicídio de Getúlio Vargas
Após a morte do ex-presidente Vargas, um clima de comoção e revolta surgiu em relação ao panorama político brasileiro. Cerca de três milhões de pessoas foram as ruas em algumas capitas do país.

1964
Marcha da Família
Criada em 64, a manifestação foi uma resposta a ameaça de comunismo com o advento de João Goulart ao poder. Organizadas por políticos, clero e empresariado, as mais de 49 marchas levaram mais de um milhão de pessoas para as ruas.

1984
Diretas Já
Com o objetivo de novamente poder votar para presidente da república, os comícios das Diretas Já aconteceram por três meses nas ruas das grandes cidades brasileiras. Em São Paulo, no Vale do Anhangabaú reuniram-se cerca de 1,5 milhões de pessoas.

1992
Impeachment de Collor
De caras pintadas, cerca de 750 mil pessoas saíram as ruas de todo o país para pedir a saída do até então presidente Fernando Collor de Mello. Uma das grandes manifestações aconteceu em São Paulo no dia 18 de setembro.

2013
Protestos pelo Brasil
Diversas manifestações por todo o país iniciaram em junho de 2013, principalmente contra o aumento das tarifas do transporte público. Milhões de brasileiros foram às ruas e contaram com mais de 80% da simpatia da população.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.