Frente fria traz risco de tempestades para a maior parte de São Paulo neste sábado

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia indica chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e queda de granizo para 590 cidades, incluindo a capital; há risco de alagamentos e queda de árvores

  • Por Jovem Pan
  • 18/10/2025 09h49 - Atualizado em 18/10/2025 09h50
  • BlueSky
RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Pedestres enfrentam chuva, vento e baixas temperaturas na região do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, neste início de tarde de segunda-feira, 23 de junho de 2025. A chegada de uma forte frente fria de origem polar muda o tempo na cidade de São Paulo na tarde desta segunda-feira, 23, derruba as temperaturas nos próximos dias e pode estabelecer um novo recorde de temperatura mínima do ano na capital paulista. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura da cidade, alertou para a possibilidade de fortes rajadas de ventos, que devem variar entre 60 km/h e 80 km/h no decorrer do dia. Foto: RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Estado de São Paulo está sob um alerta laranja para chuvas intensas emitido pelo Inmet neste sábado (18)

O estado de São Paulo está sob um alerta laranja para chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste sábado (18). O aviso abrange 590 municípios paulistas, incluindo a capital e a Região Metropolitana, com validade a partir das 13h até o final da noite. A previsão aponta para um volume de chuva que pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora, além de ventos fortes com rajadas que podem atingir de 60 a 100 km/h, acompanhados pela possibilidade de queda de granizo.

A mudança no tempo é provocada pelo avanço de uma frente fria, que, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), já deixa o dia com muitas nuvens desde o período da manhã. As precipitações tendem a ganhar força ao longo do sábado, tornando-se generalizadas e intermitentes, o que eleva o potencial para a formação de alagamentos e o transbordamento de rios e córregos.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

As autoridades alertam para os riscos associados a essas condições climáticas, como a possibilidade de queda de árvores, em função dos ventos que podem ultrapassar os 60 km/h, além de possíveis cortes no fornecimento de energia elétrica e a ocorrência de descargas elétricas. A temperatura na capital paulista deve oscilar, com mínima de 17°C e máxima de 25°C.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.