África do Sul prende segunda adolescente que se alistaria ao EI

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h26

Johanesburgo, 6 mai (EFE).- O governo sul-africano informou nesta quarta-feira que uma segunda adolescente que pretendia viajar ao Oriente Médio para unir-se ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI) foi detida no mês passado no aeroporto da capital, Cidade do Cabo.

Este novo caso está relacionado ao da jovem sul-africana que foi presa no mesmo aeroporto há um mês, quando ia rumo à Arábia Saudita para se juntar à organização jihadista.

De acordo com o ministro da Segurança do Estado, David Mahlobo, houve mais casos de cidadãos sul-africanos interceptados quando tentavam associar-se ao EI.

“O EI recruta no mundo todo, não só na África do Sul. Inclusive democracias fortes, como o Reino Unido e outros países, têm problemas”, disse o titular a imprensa local, sem revelar a idade nem o país de destino desta nova jovem recrutada.

A adolescente foi detida pela polícia depois que membros da comunidade da Cidade do Cabo na qual vive denunciaram o seu desaparecimento. As autoridades tentam evitar novos casos de recrutamento nas áreas consideradas de risco desta cidade, que concentra a uma das maiores povoações muçulmanas da África do Sul.

De acordo com estimativas do Instituto de Relações Raciais, cerca de 700 mil pessoas professam à religião neste país de 54 milhões de habitantes, conhecido por sua diversidade e tolerância religiosas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.