Alemanha busca suspeitos de enviar ambulâncias a jihadistas sírios
Berlim, 10 fev (EFE).- A polícia alemã realizou operações de busca nesta terça-feira em diversos escritórios e casas para desmantelar uma rede suspeita de enviar ambulâncias usadas, remédios e outros materiais a combatentes jihadistas que lutam na Síria contra o regime de Bashar al Assad.
Segundo um comunicado do Escritório de Investigação Criminal do estado de Baden-Württemberg e da procuradoria de Stuttgart, no sudoeste da Alemanha, a investigação se centra em quatro suspeitos de atentar contra a segurança do Estado, de entre 28 e 42 anos.
Na operação participaram cerca de cem agentes, que também fizeram uma batida em uma associação de uma mesquita e uma zona industrial.
Segundo os dados da polícia e da procuradoria, entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2014, os acusados compraram pelo menos quatro ambulâncias usadas, as carregaram com material e as enviaram à fronteira entre Turquia e Síria, onde foram entregues a uma organização terrorista desconhecida.
A associação vinculada à mesquita, acrescenta o comunicado, está supostamente envolvida na arrecadação de donativos e na distribuição de propaganda.
Nas operações, as autoridades apreenderam diversa documentação, memórias digitais e telefones celulares que estão sendo analisados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.