Ataque de drone dos EUA no Afeganistão mata 4 civis, entre eles um menor

  • Por Agencia EFE
  • 05/08/2014 10h03

Cabul, 5 ago (EFE).- Quatro civis, entre eles dois menores, morreram em um bombardeio efetuado por um drone dos Estados Unidos na província de Herat, no oeste do Afeganistão, informou nesta terça-feira à Agência Efe uma fonte oficial afegã.

“Um homem, uma mulher, um adolescente e uma criança morreram no bombardeio do drone ontem a tarde na área de Zawal, no distrito de Shindand de Herat”, disse o porta-voz provincial da Polícia, Abdul Rauof Ahmadi.

A Missão da Otan no Afeganistão (Isaf) explicou à Agência Efe, por sua parte, que está investigando os fatos.

“Podemos confirmar que ontem houve um bombardeio no oeste de Herat no qual faleceram vários insurgentes”, indicou um porta-voz da Isaf.

“Neste momento estamos investigando se houve vítimas civis”, acrescentou.

A morte de civis é um dos principais pontos de atrito entre as autoridades afegãs e a Otan, que em 2011 começou a se retirar progressivamente do país asiático e a transferir a competência da segurança às forças afegãs.

Karzai emitiu em fevereiro de 2013 uma ordem que proibia o Exército nacional de solicitar assistência aérea às forças internacionais durante ofensivas militares em zonas habitadas, após um bombardeio no qual ficaram feridas várias crianças e mulheres.

Em setembro do ano passado, oito civis, entre eles três mulheres e três crianças, morreram em um bombardeio da Otan no país asiático.

Nos seis primeiros meses deste ano, no Afeganistão perderam a vida 1.564 civis, 17% a mais que na primeira metade de 2013, enquanto os feridos foram 3.289, 28% a mais.

A retirada terminará em dezembro, mas os Estados Unidos anunciaram que manterão cerca de 9.800 soldados em território afegão até finais de 2016. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.