Ataques com drones no Afeganistão matam 49 insurgentes talibãs e do EI

  • Por Agencia EFE
  • 06/07/2015 13h27
  • BlueSky

Cabul, 6 jul (EFE).- Pelo menos 49 supostos insurgentes talibãs e do Estado Islâmico (EI) morreram nesta segunda-feira em dois ataques com drones americanos na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, informaram fontes oficiais.

O primeiro ataque aconteceu no início da tarde no distrito de Achin, quando um avião não-tripulado bombardeou um refúgio insurgente no qual morreram 12 pessoas, de acordo com um comunicado do governador provincial.

Duas horas mais tarde, um novo bombardeio no mesmo distrito contra um grupo armado causou a morte de 37 insurgentes.

Uma fonte policial que preferiu manter o anonimato disse à Agência Efe que os 12 mortos do primeiro ataque são membros do EI, enquanto os 37 falecidos no segundo bombardeio são talibãs.

Ambos ataques foram realizados por forças dos Estados Unidos com a participação dos serviços secretos afegãos (NDS).

O governo do Afeganistão empreendeu na semana passada uma operação contra o grupo insurgente Estado Islâmico (EI), em uma nova estratégia de segurança contra a formação islamita, além de continuar com a operação contra os talibãs.

Nas últimas semanas, dezenas de insurgentes morreram ou ficaram feridos em choques armados entre os talibãs e o EI pelo controle de várias áreas da província de Nangarhar.

A Otan pôs ponto final em 2014 em sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, substituída desde janeiro por uma operação com 4 mil soldados em tarefas de assistência e capacitação, e que será seguida de outra liderada por civis, mas com um componente militar.

Os Estados Unidos manterão desdobrados 9,8 mil militares até o final de ano como parte de sua missão “antiterrorista” no Afeganistão, depois que o presidente americano, Barack Obama, ordenou o arrefecimento da saída das tropas desse país prevista inicialmente para este mesmo ano. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.